Batata Yacon
Uma boa opção no cardápio Parecida com a batata doce, mas com sabor e consistência porosa semelhantes a da pêra madura, a batata yacon é um alimento que deve ser lembrado na hora de montar o cardápio familiar. Originária dos Andes, é utilizada como alimento desde a civilização inca.
No entanto, sua fama vem do Japão, pelas supostas propriedades antidiabéticas e contra pressão alta. Foi introduzida no Brasil no início dos anos 90, com mudas vindas do oriente e tem sido cultivada e comercializada por agricultores orgânicos.
Ao contrário dos outros tubérculos, contém grande quantidade de inulina, uma fibra alimentar, que tem alto poder adoçante e, ao mesmo tempo, baixo teor calórico, sendo fermentada pelas bactérias benéficas da flora intestinal ao chegar ao cólon.
Este tubérculo é considerado um alimento nutracêutico (que atua sobre doenças) por
ajudar a reduzir a taxa de açúcar no sangue, quando consumido com regularidade. Por isto ficou conhecido como a “
batata do diabético” .
Mas, ela é mencionada também por outras funções terapêuticas. Além de combater o diabetes, tem fama de
reduzir o colesterol,
de absorver o cálcio,
de combater o câncer e de
ajudar a digestão.
Forma de consumo
É encontrada fresca ou na forma de adoçante. Pode ser consumida como fruta, suco e vitaminas, e frita ou cozida, em saladas, como qualquer batata. Com ela, também se fazem bolos e conservas.
Suas folhas são usadas na forma de chá, a fim de reduzir a glicemia e o colesterol.
O que está comprovado
Diante do crescente interesse de pacientes, especialmente dos diabéticos, pesquisas estão sendo realizadas em universidades para se saber se o alimento tem de fato algum efeito sobre o diabetes e qual seria seu mecanismo de ação.
Na Unesp de Botucatu, pesquisas coordenadas pela professora Ione Lemonica concluíram pela eficiência do chá de yacon no tratamento do diabetes. Na experiência com grupo de roedores diabéticos, a taxa de açúcar no sangue voltou ao normal.
Os mesmos efeitos têm sido notados em pessoas que se dispuseram a comer o vegetal todos os dias. Alguns diabéticos, sob orientação médica, até puderam parar de tomar remédios contra o excesso de glicose.
Contudo, a preocupação dos médicos é que os pacientes, animados com os efeitos naturais da batata, deixem de tomar, por conta própria, a medicação, colocando em risco a saúde. O diabetes é uma doença que sofre flutuações: num dia o paciente pode estar bem e no outro ter uma crise.
Portanto, é preciso cautela com os resultados, especialmente, quem toma insulina, pois corre o risco de entrar em coma. Mas o consumo da batata yacon serve tanto para auxiliar tratamentos, como para contrabalançar o valor calórico de refeições e prevenir doenças.