Wednesday, January 06, 2010

Marcas

Entrevista com Jaime Troiano.

"Há algum tipo de recomendação para empresas pequenas, que não contem com grandes verbas para publicidade, para tornar uma marca conhecida?

Sim: a força dos pequenos contatos. Há uma grande ilusão no mercado: marcas fortes só se constroem com grandes investimentos de propaganda. Quantas e quantas vezes, eu tenho ouvido este lamento, partindo principalmente de empresas que não dispõem desses recursos mais generosos. E estas empresas são, é lógico, a grande maioria do nosso mercado.

É como se existisse um “apartheid mercadológico”: ou você tem muito dinheiro para investimentos publicitários e pertence à “raça superior” dos grandes anunciantes ou fica imobilizado num “gueto” dos que nada podem. O sentimento de que marcas somente são construídas à base de muita propaganda é um grande engano!

Primeiro porque grandes marcas começaram pequenas e como tais não podiam dispor daqueles investimentos. Em segundo lugar porque há muitas marcas que cresceram fora dos tradicionais circuitos publicitários. É lógico que propaganda é um nutriente valiosíssimo e contar com ela ajuda muito.

Porém, há muito mais a ser feito do que apenas se ressentir por não ser um anunciante. Marcas fortes e valiosas de verdade são construídas pela rede de múltiplos e pequenos contatos que elas estabelecem com seus consumidores e com todos os públicos envolvidos com ela – dos seus funcionários aos canais de venda.

Marcas poderosas são o resultado de uma equação de múltiplos termos que se combinam e geram um efeito perceptual junto a seus consumidores e demais públicos. Esta rede de múltiplos contatos tem a força de construir o valor e percepção adequada de uma determinada marca. Propaganda, embora tendo um papel privilegiado, é apenas um termo da equação, é um elo da cadeia de pequenos contatos."

Paulo Antônio Alves de Almeida
31 34614301
31 86170253
pauloantonioalvesdealmeida.blogspot.com
www.marketing500.com.br

Posted via email from pauloalmeida's posterous

No comments:

Top Blog

Marketing500

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Grupo de Alunos e Clientes

Grupos do Google
Participe do grupo Alunos Marketing500
E-mail:
Visitar este grupo

Depoimentos de Alunos

“O treinamento me surpreendeu, não imaginava a transformação que faria em mim. Mexeu no meu eu e fez ficar mais analítica, observadora, cresci. Me sinto mais segura, mais embasada. Ganhei postura diferente frente aos obstáculos e auto- confiança.”

About Me

My photo
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Paulo Antônio Alves de Almeida, psicólogo com formação em arte clássica e contemporânea pela UFMG e Royal Academy of London

Subscribe Now: standard

 Subscribe in a reader

Followers

Blog Archive

Tradutor/translate

Paulo Almeida

Paulo Almeida
Palestra Motivação Gerdau Açominas

Como chegar na Marketing500?