Monday, January 11, 2010

oratória - para além da linguagem não verbal

"As mãos que tecem, oram, afagam, batem palmas, fecham com raiva, golpeiam,   buscam o abraço e o cumprimento são o reflexo do nosso interior, e do nosso estado de espírito. As mãos do maestro ditam ritmos, compassos, melodias - As mãos do artesão afagam o barro e criam formas divinas - O jogador de futebol mesmo não usando as mãos na maioria das vezes, agarra o companheiro para “ganhar” uma bola, ou para manifestar um grito de gol!!! ; e também recebem cartões pelas mãos dos juízes que muitas vezes, “ inadivertidamente” utilizam as mãos como uma espada que corta e dilacera o oponente. Nossas mãos são nossa fonte de trabalho, de recursos, de carinho, de afeto e de amor.

 

Os meus alunos sempre perguntam: onde coloco as minhas mãos?!!!! Eu tive uma professora que sempre quando estava me apresentando em público , me chamava a atenção para cuidar das minhas mãos. O objetivo é que elas ficassem calmas, tranqüilas, serenas, e assim eu pudesse me acalmar e transmitir ao público uma paz de espírito. Para mim, as mãos representam o símbolo de alma.

 

Eu sempre digo aos alunos: “ sintam-se livres para apresentar o seu estilo pessoal de gestual, desde que busquem harmonia e equilíbrio , a começar pelas mãos. Vocês podem cruzar os braços, colocar as mãos para trás ou para frente, ou até colocá-las no bolso , desde que seja um gesto natural, tranqüilo, sereno, controlado e calmo. "

Paulo Antônio Alves de Almeida
31 34614301
31 86170253
pauloantonioalvesdealmeida.blogspot.com
www.marketing500.com.br

Posted via email from pauloalmeida's posterous

No comments:

Top Blog

Marketing500

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin

Grupo de Alunos e Clientes

Grupos do Google
Participe do grupo Alunos Marketing500
E-mail:
Visitar este grupo

Depoimentos de Alunos

“O treinamento me surpreendeu, não imaginava a transformação que faria em mim. Mexeu no meu eu e fez ficar mais analítica, observadora, cresci. Me sinto mais segura, mais embasada. Ganhei postura diferente frente aos obstáculos e auto- confiança.”

About Me

My photo
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Paulo Antônio Alves de Almeida, psicólogo com formação em arte clássica e contemporânea pela UFMG e Royal Academy of London

Subscribe Now: standard

 Subscribe in a reader

Followers

Blog Archive

Tradutor/translate

Paulo Almeida

Paulo Almeida
Palestra Motivação Gerdau Açominas

Como chegar na Marketing500?